Como a #IA pode transformar o e-Learning – [Platão – Projeto de Professor Assistente Virtual] baseado em Inteligência Artificial

[Platão – Processamento de Linguagem Natural Aplicada ao Ensino]

Tecnologias Utilizadas

Aprendizado Supervisionado (#ML), Processamento de Linguagem Natural (#NLP), Classificação de Texto, Reconhecimento de Sentimento, Tradução Automática, Assistente de Voz (#Chatbot e #Voicebot) e Algoritmos de Recomendação e Transcrição.

O Projeto

A Inteligência Artificial desperta entusiasmo com o futuro de como ensinamos e aprendemos. Porém, na realidade, porém, a #IA já começa a inovar as plataformas de e-learning mais disruptivas, ajudando-nos assim a aprender com mais eficiência. É o caso do projeto de professor assistente virtual [Platão], que está sendo desenvolvido pela Intellimetri.

Com a missão de municiar alunos e professores com uma robusta ferramenta de apoio ao ensino, projeto [Platão] tem por objetivo desenvolver um caso de uso de inteligência artificial na educação, baseado em conceitos de aprendizado personalizado, recomendação de conteúdo, avaliação automatizada e previsão de taxas de fricção ou atrito.

[Platão]

Nosso [Professor Assistente Virtual], baseado em ferramentas de chatbot e voicebot, será municiado de diversas funcionalidades instrumentalizadas por inteligência artificial, aplicadas de várias formas diferentes a fim de que [Platão] contribua para melhorar a educação. Nosso objetivo principal é o de impulsionar a aprendizagem personalizada, por meio do uso de nossa Modelagem de Aquisição de Conhecimento aplicada à coleta de dados de aprendizado dos alunos de plataformas tecnológicas educacionais. Nesse caso, [Platão] analisará o histórico de erros cometidos pelos alunos de uma mesma matéria, a fim de prever erros que provavelmente cometerão em pontos arbitrários no futuro.

Por meio do conhecimento constantemente adquirido, [Platão] utilizará o Aprendizado de Máquina (#ML) e Processamento de Linguagem Natural (#NLP) de diversas maneiras, por exemplo: prever dificuldades de compreensão de um determinado tema, identificar lacunas conceituais nos cursos que possam impactar na evolução dos alunos e recomendar documentos de prática de imersão com base nas informações do aluno progresso.

Ao mapear os tópicos que ocasionam maior quantidade de erros, [Platão] permite que o professor reveja a forma como o conteúdo foi apresentado de modo a alavancar a compreensão por parte dos alunos.

[Platão] iniciará o relacionamento com seus alunos por meio da aplicação de um teste de avaliação de conhecimento adaptativo orientado por IA. Este teste preliminar iniciará refinamento do atendimento personalizado do aluno, baseado em um conjunto de perguntas que variam de muito fácil a muito complicado. Os resultados colhidos ajudarão o [Professor Assistente Virtual] a verificar as áreas de seu interesse e o nível atual de conhecimento do aluno, o que o permitirá oferecer, desde o início, caminhos de aprendizado personalizados. A finalidade é proporcionar experiências de aprendizado diferentes, tanto para os alunos com mais dificuldades, quanto para aqueles que precisam de tarefas mais desafiadoras.

A plataforma fornece orientação e avaliação personalizadas que, não apenas informam aos alunos o que eles erraram, como também os ajuda a entender por que eles erraram. Além disso, o design da plataforma garante que cada espaço de trabalho e problema maximize o aprendizado ao coletar dados sobre o que os alunos sabem e o que não sabem em cada fase.

[Platão] monitora todas as atividades que os alunos estão executando na plataforma de e-learning, destaca o progresso de cada um tempo real e exibe alertas que ajudam os professores a orientar aqueles que estão enfrentando dificuldades ou celebrar os que atingem determinados marcos. Graças à coleta de informações importantes sobre a atividade e o progresso dos estudantes, [Platão] oferece personalização de curso orientada por IA para os alunos, enquanto os professores recebem informações sobre cada um individualmente, com base em dados reais e tangíveis, não apenas em sentimento ou advinhação.

Cursos Online Abertos e Massivos

Os cursos online abertos e massivos (Massive Open Online Courses – MOOCs) tornaram a educação acessível a qualquer pessoa conectada à Internet. Conforme relatado pela Class Central, em 2018, havia 101 milhões de alunos inscritos nos MOOCs, com as principais plataformas: Coursera com 37 milhões de alunos, edX com 18 milhões, XuetangX com 14 milhões, Udacity com 10 milhões e FutureLearn com 8,7 milhões . Mais de 900 universidades do mundo oferecem cursos MOOCs, incluindo diplomas de ensino superior. No entanto, os MOOCs estão enfrentando um grande problema: retenção extremamente baixa. Em 2015, um relatório sobre a taxa de conclusão do MOOC afirmou que apenas 12,6% dos alunos concluíram seus cursos. Mas em março de 2019, o Financial Times informou que um estudo do MIT descobriu que os cursos on-line tinham uma taxa de abandono de 96% em cinco anos. Para remediar essa situação, as plataformas de e-learning estão buscando diversas formas de análise dos dados coletados dos alunos para ajudá-los a continuar seus estudos e evitar a desistência.

Nesse cenário, ao rastrear e analisar o envolvimento do usuário – com que frequência os alunos assistem a vídeos e enviam tarefas -, [Platão] conseguirá prever dados indicativos de abandono. Neste momento, o [Professor Assistente Virtual] irá intervir sutilmente, motivando o aluno a avançar no curso, enviando atualizações e lembretes para concluir as tarefas.

A Tecnologia Democratizando a Educação

A inteligência artificial na educação tem vários benefícios: comercial, acadêmico e social. Ajuda a tornar a educação de alta qualidade acessível a todos e permite que os alunos aprendam no seu próprio ritmo. As soluções orientadas por IA podem responder às perguntas dos alunos, recomendar recursos, criar currículos personalizados e atribuir notas. Além disso, por meio de tecnologias como a Análise de Sentimentos, é possível prever quais alunos são mais propensos a abandonar o curso e, desta forma, provê-los com antecedência do suporte de que precisam, evitando, assim, a perda de alunos por parte das plataformas tecnológicas educacionais.

Por um longo tempo, tem sido uma opinião popular que a educação precisa ser alterada – possivelmente individualizada para melhorar os resultados. Agora, com a ajuda da IA, toda uma variedade de plataformas de e-learning poderá oferecer cursos ajustáveis que ajudam os alunos a aproveitar ao máximo sua educação. Este novo momento do e-learning ocorre exatamente em uma época na qual a atual pandemia contribui para que as pessoas deem uma atenção jamais vista à educação a distância, seja ela baseada no modelo de e-learning assíncrono ou no blanded.